02/04/2013

Autismo



Dia 2 de abril é o dia Mundial da Conscientização do Autismo. 
O Transtorno Autista consiste na presença de um desenvolvimento comprometido ou acentuadamente anormal da interação social e da comunicação e um repertório muito restrito de atividades e interesses.
As manifestações do transtorno variam imensamente, dependendo do nível de desenvolvimento e da idade cronológica do indivíduo.

Hoje na escola grande parte dos professores e alunos se vestiu de azul para lembrar o dia.
A cor que lembra o autismo é a azul,  já que a grande maioria dos casos se manifesta em pessoas do sexo masculino.
A cor do laço à cima representa a complexidade  do autismo, que apresenta grandes desafios para explicar como ocorre e identificar os casos existentes.
Houve solenidade na Câmara Legislativa do DF e nossa escola esteve presente.





O CEE também lembrou a data com vídeos e depoimentos.




Segundo a ASA (Autism Society of American), indivíduos com autismo usualmente exibem pelo menos metade das características listadas a seguir:
1.   Dificuldade de relacionamento com outras pessoas.
2.   Riso inapropriado.
3.   Pouco ou nenhum contato visual - não olha nos olhos.
4.   Aparente insensibilidade à dor - não responde adequadamente a uma situação de dor.
5.   Preferência pela solidão; modos arredios - busca o isolamento e não procura outras crianças.
6.   Rotação de objetos - brinca de forma inadequada ou bizarra com os mais variados objetos.
7.   Inapropriada fixação em objetos.
8.   Perceptível hiperatividade ou extrema inatividade - muitos têm problemas de sono ou excesso de passividade.
9.   Ausência de resposta aos métodos normais de ensino - muitos precisam de material adaptado.
10. Insistência em repetição, resistência à mudança de rotina.
11. Não tem real medo do perigo (consciência de situações que envolvam perigo).
12. Procedimento com poses bizarras (fixar objeto ficando de cócoras; colocar-se de pé numa perna só; impedir a passagem por uma porta, somente liberando-a após tocar de uma determinada maneira os alisares).
13. Ecolalia (repete palavras ou frases em lugar da linguagem normal).
14. Recusa colo ou afagos - bebês preferem ficar no chão que no colo.
15. Age como se estivesse surdo - não responde pelo nome.
16. Dificuldade em expressar necessidades - sem ou limitada linguagem oral e/ou corporal (gestos).
17. Acessos de raiva - demonstra extrema aflição sem razão aparente.
18. Irregular habilidade motora - pode não querer chutar uma bola, mas pode arrumar blocos.
19. Desorganização sensorial - hipo ou hipersensibilidade, por exemplo, auditiva.
20. Não faz referência social - entra num lugar desconhecido sem antes olhar para o adulto (pai/mãe) para fazer referência antes e saber se é seguro.

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/04/ministerio-da-saude-lanca-politica-para-atendimento-de-autismo.html

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