Dia 2 de abril é o dia Mundial da Conscientização do Autismo.
O Transtorno Autista consiste na presença de um
desenvolvimento comprometido ou acentuadamente anormal da interação social e da
comunicação e um repertório muito restrito de atividades e interesses.
As manifestações do transtorno variam imensamente, dependendo
do nível de desenvolvimento e da idade cronológica do indivíduo.
Hoje na escola grande parte dos professores e alunos se vestiu de azul para lembrar o dia.
A cor que lembra o autismo é a azul, já que a grande maioria dos casos se manifesta em pessoas do sexo masculino.
A cor do laço à cima representa a complexidade do autismo, que apresenta grandes desafios para explicar como ocorre e identificar os casos existentes.
Houve solenidade na Câmara Legislativa do DF e nossa escola esteve presente.
O CEE também lembrou a data com vídeos e depoimentos.
Segundo a ASA (Autism Society of American),
indivíduos com autismo usualmente exibem pelo menos metade das características
listadas a seguir:
1.
Dificuldade de relacionamento com outras pessoas.
2.
Riso inapropriado.
3.
Pouco ou nenhum contato visual - não olha nos olhos.
4.
Aparente insensibilidade à dor - não responde adequadamente a uma situação de dor.
5.
Preferência pela solidão; modos arredios - busca o isolamento e não procura outras crianças.
6.
Rotação de objetos - brinca de
forma inadequada ou bizarra com os mais variados objetos.
7.
Inapropriada fixação em objetos.
8.
Perceptível hiperatividade ou extrema inatividade - muitos têm problemas de sono ou excesso de
passividade.
9.
Ausência de resposta aos métodos normais de ensino - muitos precisam de material adaptado.
10.
Insistência em repetição, resistência à mudança de rotina.
11.
Não tem real medo do perigo (consciência de
situações que envolvam perigo).
12.
Procedimento com poses bizarras (fixar objeto ficando de cócoras; colocar-se de pé numa perna só;
impedir a passagem por uma porta, somente liberando-a após tocar de uma
determinada maneira os alisares).
13.
Ecolalia (repete
palavras ou frases em lugar da linguagem normal).
14.
Recusa colo ou afagos - bebês
preferem ficar no chão que no colo.
15.
Age como se estivesse surdo - não responde
pelo nome.
16.
Dificuldade em expressar necessidades - sem ou limitada linguagem oral e/ou corporal (gestos).
17.
Acessos de raiva - demonstra
extrema aflição sem razão aparente.
18.
Irregular habilidade motora - pode não
querer chutar uma bola, mas pode arrumar blocos.
19.
Desorganização sensorial - hipo ou
hipersensibilidade, por exemplo, auditiva.
20.
Não faz referência social - entra num
lugar desconhecido sem antes olhar para o adulto (pai/mãe) para fazer
referência antes e saber se é seguro.
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